O Plano de Contingência do Centro Hospitalar que prevê o reforço de mais de 50 camas foi acionado por causa de uma “afluência acima do normal”.

 

Depois de uma visita à urgência do Hospital de Vila Real, o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, reportou à comunicação social que na madrugada da passada quinta-feira foi autorizada a utilização de mais camas devido a uma “afluência acima do normal”. Álvaro Almeida diz que foi por esse motivo que foi acionada “uma das cláusulas do seu plano de contingência”.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) tem preparados Planos de Contingência para as Temperaturas Extremas e Adversas nas suas várias unidades que visam o reforço de profissionais médicos e de enfermagem, o aumento do número de camas, o alargamento de espaços de observação, entre outras medidas.
Já o presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, Carlos Cadavez, informou que o incremento no número de camas disponíveis será, sobretudo, para fazer frente a uma possível epidemia de gripe. As camas que irão reforçar o serviço estarão localizadas no sétimo piso. “Nos últimos dois anos, aquela unidade de internamento de doenças infeto – contagiosas esteve fechada. Mas, neste momento, está devidamente reabilitada e vai entrar em funcionamento servindo, assim, o plano de contingência”, disse o responsável, que aproveitou para sublinhar que, depois de terminado o prazo final do Plano de Contingência, a 15 de março, o espaço no sétimo piso voltará a funcionar de acordo com o seu propósito “muito necessário”, o de ser uma unidade de infeto – contagiosos.
No total, e espalhadas pelas várias unidades do distrito de Vila Real, serão disponibilizadas mais de meia centena de camas neste período de maior afluência às urgências, sendo que em Lamego o número chegará às dez camas e em Chaves às vinte e uma.
Para terminar, as várias entidades médicas e de saúde reafirmam que antes de recorrer aos hospitais, os utentes devem dirigir-se aos Centros de Saúde ou ligar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
 

 



PARTILHAR:

Universidade de Vila Real socorreu 350 animais selvagens este ano

Voo inaugural marcado para terça-feira