Urrós, concelho de Mogadouro, engalanou-se, no passado sábado, para comemorar as bodas de prata das corridas de toiros naquela localidade. A efeméride foi assinalada com uma grandiosa tourada, onde figuraram os nomes dos cavaleiros Rui Salvador e Batista Duarte, o novilheiro Morenito de Portugal e o grupo de forcados amadores de Alcochete.

Se recuarmos no tempo, muitos são aqueles que se recordam que esta paixão foi transmitida pelos vizinhos espanhóis da região de Formoselhe, uma vila espanhola que está separada de Urrós pelo rio Douro.

Dada a semelhança e proximidade entre os dois povos, as largadas de toiros em terras castelhanas inspiraram um grupo de habitantes daquela aldeia que, há cerca de 25 anos, puseram mãos à obra. Nasceu, assim, a primeira praça de toiros da localidade, construída em madeira, que recebeu nomes como o Alfredo Ferreira, Américo Costa, Manuel Gonçalves e Ilídio Monteiro, entre outros, que ficaram na história das corridas e toiros em Urrós.

Habitantes contribuíram com oferta de mão-de-obra, materiais e máquinas

Para a construção do equipamento, toda a população da aldeia contribui de forma directa ou indirecta, através da mão-de-obra, oferta de madeira ou máquinas. Assim, a praça começou a ganhar forma e, em Agosto de 1982, dá-se a primeira corrida de toiros na localidade.
A população saiu à rua, onde cavaleiros, forcados e bandarilheiros foram acolhidos e da melhor forma.
Em 1989, começa a ganhar forma a construção de uma praça fixa e, mais uma vez o espírito de iniciativa da Junta de Freguesia de então, aliado ao apoio da população, fizeram-se notar.

Urrós afirma-se como o centro da festa brava na região trasmontana e, apesar de haver algumas corridas de toiros montadas em praças temporárias, muitos foram aqueles que se juntaram à festa, no passado sábado.
A tradição tenta manter-se a tudo custo, sendo que a Junta de Freguesia de Urrós, promotora da iniciativa, teme apenas alguns altos e baixo em questão de bilheteira, já que o porque o Nordeste Transmontano vive um processo de desertificação e a tradição pode perder-se.



PARTILHAR:

Mau tempo provoca prejuizos

De 30 de Agosto e 03 de Setembro