A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou hoje a assinatura de protocolos com quatro empresas tecnológicas que se vão instalar em Vila Real e criar 100 postos de trabalho nos próximos três anos.

A UTAD referiu, em comunicado, que foram assinados protocolos com as empresas Arquiconsult, Isobar Portugal, WorldIT, que vão ficar localizadas dentro do campus da academia, e a Critical Software, já instalada no Regia Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real.

Emídio Gomes, vice-reitor da UTAD, disse à agência Lusa que este projeto mostra que é “possível fixar talento no Interior” e revela as “universidades como novos aceleradores económicos”.

De imediato, segundo a academia transmontana, estes protocolos significam “cerca de 25 novos empregos, maioritariamente destinados a licenciados desta universidade”, podendo atingir “os 100 empregos” nos próximos três anos

Os acordos com as empresas, com a duração de dois anos, podendo ser renováveis, foram assinados durante esta semana no âmbito do INOV@UTAD, um projeto que tem como objetivo a “atração de empresas maioritariamente na área das tecnologias da informação que pretendam aproveitar o ambiente universitário e de desenvolvimento para instalarem equipas para novos projetos”.

Os protocolos incluem, segundo a universidade, cláusulas como a atribuição de prémios de mérito e bolsas de estudo a estudantes da UTAD, estágios académicos, realização de seminários, conferências, colóquios e outros eventos de partilha de conhecimentos e desenvolvimento de projetos pedagógicos, científicos e culturais.

A Arquiconsult é uma empresa de consultoria de sistemas de informação, com escritório no Porto, Lisboa, Barcelona e Luanda, que possui cerca de 140 colaboradores e teve uma faturação de 10 milhões de euros em 2018.

A Critical Software nasceu em 1998, em Coimbra, sendo uma empresa especializada em serviços para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança e ao negócio das empresas, que tem trabalhado em setores como o automóvel, a aeronáutica, o espaço ou a defesa.

A WorldIT desenvolve soluções na área dos sistemas de informação com ênfase nas tecnologias mobile, portais ou integração de sistemas.

Por sua vez, a Isobar é uma agência internacional com foco no serviço integrado em digital, que surge da necessidade de dar resposta a problemas de comunicação das marcas neste segmento e possui cerca de 4.000 colaboradores, com 70 escritórios espalhados por diversos países.



PARTILHAR:

Comércio e produção contra a inscrição obrigatória na Casa do Douro

Prisão preventiva para suspeito de agredir a mãe em Chaves