O economista e antigo ministro José Silva Peneda vai ser distinguido a 22 de março com o doutoramento ‘honoris causa’ pelo seu percurso profissional e dedicação à causa pública, anuncia a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
“O doutor José da Silva Peneda é um exemplo de serviço público, com uma vasta carreira, nacional e internacional, ao serviço da região Norte de Portugal, do Governo, da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e da UTAD”, afirma hoje, citado em comunicado, o reitor da academia localizada em Vila Real, Emídio Gomes.
É, por isso, acrescenta, “da maior justiça a atribuição do mais alto galardão universitário”.
José Silva Peneda tem 74 anos e desempenhou vários cargos na política nacional e europeia, nomeadamente foi ministro do Emprego e da Segurança Social, secretário de Estado, na área da administração regional em três governos e deputado do Partido Social Democrata na Assembleia da República.
Entre 2004 e 2009, trabalhou como eurodeputado, seguindo-se a presidência do Conselho Económico e Social até 2015, cargo do qual abdicou para se tornar no principal conselheiro do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.
A ligação de Silva Peneda à UTAD remonta a 2013, ano em que aceitou presidir ao Conselho Geral da academia transmontana.
Atualmente, Silva Peneda é membro da Chancelaria das Ordens Honoríficas, presidente da Assembleia Geral da União das Misericórdias Portuguesas e membro do Conselho Consultivo da Fundação Bissaya Barreto.
A cerimónia realiza-se a 22 de março, dia em que a academia transmontana assinala o seu 38.º aniversário.
Fotografia: Gabinete de Comunicação e Imagem da Uniao de Misericórdias Portuguesas.