A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai promover o curso «Exame Inicial de Caça Abatida em Zonas de Caça», uma acção que visa permitir a colocação no mercado de peças de caça para consumo humano.

Destinada a caçadores, esta formação pretende, sobretudo, alertar para as questões relacionadas a segurança alimentar e saúde pública, seguindo as disposições comunitárias.

De acordo com o regulamento número 853/2004, existem regras específicas de higiene no que toca aos géneros alimentares de origem animal, de modo a asseguraram um elevado nível de segurança nos alimentos e de higiene.

Neste sentido, a formação disponibilizada permitirá a caçadores efectuar um exame inicial dos animais no local da caçada, que lhes permita colocar no mercado as peças de caça.

Esta acção, creditada pela Direcção-Geral de Veterinária, visa dotar os formandos de competências a nível sanitário no que toca à produção e colocação de caça, bem como sensibilizar para a temática de segurança alimentar e sanidade, sob uma perspectiva de responsabilização social.

Assim sendo, a formação integra matérias como Anatomia, Fisiologia e Comportamento dos Animais, Contaminação Ambiental e Avaliação Higio-Sanitária relativamente às peças de Caça e a sua colocação no mercado para consumo alimentar.

Os formandos, que terminam o curso no dia 3 de Outubro, receberão os diplomas pelas mãos de representantes do Ministério da Agricultura e da Direcção-Geral de Veterinária.



PARTILHAR:

Ano histórico

Forma voluntária e gratuita