O projeto UTAD Food Allianz vai estudar a cadeia alimentar assente no conceito do “campo ao prato” e dispõe de um financiamento de 2,6 milhões de euros, anunciou hoje a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A academia localizada em Vila Real disse que o projeto visa o estudo da cadeia alimentar assente no conceito “Farm to Fork” (do campo ao prato) e tem como base “a correta alimentação dos animais, com vista a uma melhor saúde e bem-estar destes, refletida numa alimentação saudável e de qualidade do consumidor de carne”.

“A indústria da alimentação animal europeia é fortemente dependente de recursos alimentares ricos em proteínas, fortemente dependente de mercados externos e de difícil sustentabilidade a longo prazo”, afirmou o responsável pelo projeto, Emídio Gomes, num comunicado divulgado pela UTAD.

O responsável acrescentou que a “alimentação animal, assim como a saúde e o bem-estar dos animais, têm impacto na qualidade de carne e dos produtos cárneos e, consequentemente, na saúde do consumidor”.

O projeto liderado pela UTAD pretende dar resposta a estas questões através do desenvolvimento de novos métodos e estratégias, desde a produção de alimentos para animais, passando pela avaliação da saúde e bem-estar destes e pelo comércio de carnes e produtos cárneos, até ao estudo das preferências e ou tendências e ainda da perceção dos consumidores.

Visa ainda aplicar os princípios da economia circular e a valorização de subprodutos, com vista à obtenção de novos produtos inovadores, numa lógica de sustentabilidade da cadeia de valor alimentar.

“Espera-se com este projeto fortalecer o conhecimento sobre as tendências do consumo de produtos de origem animal, com o objetivo de ajudar o setor a preparar-se e adaptar-se às mudanças esperadas e fomentar o conhecimento e a inovação ao nível da cadeia alimentar”, referiu Emídio Gomes.

O UTAD Food Allianz foi aprovado recentemente pelo Portugal 2020 com um financiamento de cerca de 2,6 milhões de euros.

O projeto insere-se nos objetivos da “Rede Internacional de Food Chain Alliance”, composta pela UTAD e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) que constitui a participação portuguesa da rede europeia “Food Chain Management Alliance”, liderada pela Fraunhofer Gesellschaftuer.

Esta rede pretende contribuir para a discussão e elaboração de documentos para o futuro do setor da carne, em estreita ligação com a European Feed Manufacturers Federation (FEFAC).



PARTILHAR:

Politécnico de Bragança espera regresso à normalidade no próximo ano letivo

Livraria Traga-Mundos comemora o Dia Mundial do Livro