Para fazer face à vaga de assaltos que têm ocorrido em Bragança, a Câmara vai instalar sistemas de videovigilância em todas as escolas do 1.º Ciclo da cidade, onde, para já, apenas um estabelecimento de ensino dispõe de sistema de alarme.

Este ano, já ocorreram mais de cinco assaltos e escolas da cidade de Bragança, nomeadamente nos estabelecimentos mais próximos do centro, que tiveram como consequência o furto de material informático e de vídeo. O último assalto ocorreu no mês passado na Escola da Estação, através de escalonamento. Em finais de Setembro houve uma tentativa na escola das Beatas, que só não se concretizou porque a PSP apanhou em flagrante dois jovens que se preparavam para realizar o furto.

O aumento do número de assaltos a escolas tem vindo a aumentar nos últimos anos, o que levou o município a avançar para a instalação de sistemas de video-vigilância para garantir uma maior segurança. O concurso já está a decorrer e dentro de «poucos meses» o equipamento deverá estar instalado, adiantou o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes.

O autarca referiu ainda que é fundamental apostar na prevenção, mas que a cidade «não está ainda numa situação preocupante, à volta da qual deva ser criado qualquer alarmismo», afirmou.

Este ano, os crimes contra o património aumentaram 8% em Bragança, e até 30 de Novembro foram registados 54 assaltos, depois daquela data, mas na semana passada ocorreram mais dois assaltos, ambos em cafés.



PARTILHAR:

Repetição do acto eleitoral

Servirá 7 Concelhos