A alpinista Daniela Teixeira partiu hoje em direcção aos Himalaias, onde vai tentar subir o Gasherbrums e tornar-se a primeira mulher portuguesa a escalar uma montanha com mais de 8.000 metros em estilo alpino.

\"Estou bastante ansiosa. Não penso muito no ser a primeira mulher ou nos títulos, porque no fundo faço isto por prazer\", disse Daniela Teixeira à Agência Lusa, no aeroporto de Lisboa, momentos antes de embarcar em direcção ao Paquistão.

A alpinista portuguesa, geóloga de profissão, espera chegar ao campo-base de subida do Gasherbrums a 15 de Junho e deverá demorar cerca de 45 dias a efectuar o processo de aclimatação e ascensão da montanha de 8.068 metros.

\"O sentimento de vitória só temos cá em baixo, mas, quando lá em cima, há um sentimento de felicidade muito grande, embora com a ansiedade de que ainda temos que passar pela descida\", referiu.

Para este desafio, Daniela Teixeira treinou \"todos os dias durante um ano e meio\" e vai carregar 74 quilos de bagagem, para uma viagem que deverá durar cerca de dois meses na companhia do experiente alpinista Paulo Roxo.

\"Levo material de pernoita, material técnico para a ascensão, roupa para frio e comida de altitude. Dou preferência a comidas desidratadas, por serem bastante leves, e comidas calóricas, porque o desgaste lá por cima é muito grande\", disse a alpinista de 32 anos.

Daniela Teixeira, que começou a escalar \"um pouco por acaso\", entrou no mundo do alpinismo há sete anos e já realizou ascensões nas cordilheiras dos Alpes, Pirenéus, Atlas, Andes e Himalaias.

Em 2004, recebeu o prémio de Mérito Desportivo para Jovens Promessas, atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal.

\"No próximo ano, quero subir o Everest e, em 2010, quero passar por uma montanha virgem, onde nunca ninguém esteve\", concluiu.



PARTILHAR:

Aldea Duero já abriu

Produção de biodiesel