A tradição do “Serrar a Belha” foi ser recriada, no sábado à noite, na aldeia de Vale de Telhas, em Mirandela, com animação e ronda das tabernas para cumprir um ritual que costuma ocorrer entre o Carnaval e a Páscoa, nesta localidade do distrito de Bragança.
A comunidade fez alguns “melhoramentos” ao evento para aliar a tradição à captação de turistas, mas o centro da festa será a “belha” (velha) que faz a sátira aos defeitos das gentes locais através de seu testamento.
O ritual envolve uma encenação teatral que percorre a aldeia e que termina com a queima de uma “belha” de cinco metros, seguindo-se a animação com concertos e ronda das tabernas.
À tradição de “Serrar a belha” pretende-se agora criar um evento que atraia cada vez mais gente, até agora era apenas uma tradição localizada e para a gentes da aldeia, mas a Junta de Freguesia pretende “alargar a celebração a nível concelhio e distrital”.
Este ano a festa contou com a participação dos Galandum Galundaina , Gaiteiros de Urrós e Xúcalhos, terminando noite dentro na Ronda de Tabernas, e o público não arredou pé transformando a aldeia numa festa de “esconjuro dos males da população”.
Fotos: T.A.F.