Até 2007, o Ministério da Educação (ME) pretende fechar 2194 escolas primárias, que são aquelas que estão a funcionar com menos de 11 alunos. Os distritos mais afectados serão o de Vila Real e Bragança, com 340 e 245 respectivamente, com menos de dez ou menos alunos.

Segundo a listagem que o Expresso já divulgou, no distrito de Vila Real, o concelho mais afectado será Valpaços com 56 escolas que vão fechar as suas portas, seguido de Chaves com 55 escolas. Em Vila Real fecham 36 escolas e em Alijó vão encerrar vinte e quatro escolas. O concelho menos afectado será Mesão Frio, onde apenas serão três escolas constam na listagem de encerramento do ME.

No distrito de Bragança o panorama também não é animador, pois cerca de 245 escolas irão mesmo encerrar até 2007. O concelho mais afectado é mesmo Bragança com 42 escolas, logo seguido por Mirandela com 41 escolas. Também Macedo de Cavaleiros tem 33 estabelecimentos de ensino que vão encerrar. O concelho menos afectado é Freixo de Espada à Cinta com apenas três escolas previstas para fecharem até 2007.

Segundo ainda o Expresso, há neste ano lectivo 68 escolas com apenas 1 aluno e perto de mil têm menos de cinco crianças. O ME considera estas situações antipedagógicas e as despesas para manter estas escolas-fantasma são elevadas: um aluno chega a custar 14 mil euros por ano, o que é superior ao custo de um aluno do superior que frequente Medicina.
As verbas que seriam para estas escolas vão ser investidas na remodelação e melhoramento de outras escolas que já existem.

O ME é responsável pela área pedagógica, enquanto que as autarquias asseguram as estruturas de apoio, como o transporte escolar, entre outras obrigações.



PARTILHAR:

Suspeitos detidos

Fui çcutido i aporbado durante la cena de ls mirandeses, que tubo lhugar an nŽampeço dŽastanho