Vânia Carvalho e Catarina Pereira encontram-se na cidade italiana de Terni, situada a 80 quilómetros de Roma, onde decorrem, até ao próximo domingo, os Campeonatos Europeus de Ténis de Mesa para as categorias de Juniores e Cadetes. As atletas do Clube de Ténis de Mesa de Mirandela são as duas únicas representantes portuguesas nestes campeonatos - constituindo a selecção nacional feminina - e, para já, estão a dignificar as cores da bandeira nacional.

No jogo de estreia, frente ao País de Gales, as atletas de Mirandela conquistaram uma contundente vitória, por 3/0, não deixando quaisquer dúvidas quanto à sua superioridade. Vânia Carvalho abriu as hostilidades e, entrando muito forte, derrotou a galesa Thomnsh por uma claro 2-0, com os parciais de 21-12 e 21-11. Na segunda partida, foi a vez de Catarina Pereira, depois de rubricar uma exibição de qualidade, vencer a sua adversária, a galesa Weiss, por igual resultado, com os parciais de 21-09 e 21-17. A partida de pares só veio confirmar o "poderio" da equipa lusa, que venceu a formação de Gales com os parciais de 21-12 e 22-20, fixando o resultado final num favorável 3-0.

No segundo jogo, desta vez contra a Finlândia, a história repetiu-se. Vânia Carvalho venceu por 2-0 (21-05 e 21-15), resultado repetido por Catarina Pereira (21-13 e 21-18). No jogo de pares as mirandelenses voltaram a ser mais fortes e venceram por 21-08 e 21-11.

Antes do jogo com a Estónia, o outro adversário do grupo, as mirandelenses já tinham a passagem à eliminatória seguinte assegurada. Com estes triunfos, Vânia Carvalho e Catarina Pereira começaram a sonhar ser possível classificar-se entre as melhores 10 selecções de ténis de mesa do velho continente.

CTM subiu no ranking

Entretanto, já foi divulgado o ranking nacional de ténis de mesa relativo à época 2000/2001. As atletas do Mirandela, tal como se esperava, depois de vencerem as provas mais importantes do calendário nacional (campeonato, taça e supertaça), ocupam os primeiros lugares da lista. Assim, é para o sector feminino que vai o maior destaque.

Paula Susana e Vânia Carvalho obtiveram o primeiro e segundos lugares em seniores, respectivamente. Na categoria de Juniores, o primeiro posto é ocupado por Vânia Carvalho e o segundo por Catarina Pereira. Ainda em femininos, destaque para o segundo lugar obtido por Xie Juan, na classificação conjunta de seniores, logo atrás da sua compatriota Luo Xué.

No sector masculino, Isidro Borges conquistou o décimo nono lugar em seniores, enquanto que Jorge Miguel é o oitavo classificado entre os atletas juniores. Miguel Costa, em cadetes, surge no terceiro posto, o que vem confirmar a boa época realizada pelo jovem mirandelense e abre boas perspectivas quanto a uma participação a nível internacional na próxima temporada.

Ainda nas classes mais jovens, mas no sector feminino, destaque para o sétimo lugar - bastante positivo - conquistado por Mafalda Lima, numa época em que a jovem mirandelense modificou por completo o seu estilo de jogo.



PARTILHAR:

Notícias do parlamento

Rodrigues recupera energias