A Câmara Municipal de Mogadouro anunciou hoje que o Ministério do Ambiente deu parecer favorável à construção da Variante à Zona Industrial local, via com cerca de um quilómetro, que vai atravessar áreas integradas na Reserva Ecológica Nacional (REN).

Para a construção daquela via, segundo diploma publicado em maio em Diário da Republica, "não existem alternativas de localização" que não afete espaços da REN, atendendo a que a Zona Industrial de Mogadouro se encontra delimitada "de forma contínua por solos integrantes daquela restrição de utilidade pública".

O documento assinado pela secretária de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Célia Ramos, acrescenta que, face a este condicionalismo, foi decretada "utilidade pública" para a construção da variante, após um ano de conversações com os órgãos autárquicos do concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança.

O vice-presidente da Câmara de Mogadouro, Evaristo Neves, disse à Lusa que os trabalhos de construção da variante tiveram de ser suspensos em junho de 2015, devido à sua integração na REN.

A suspensão da obra "não acarreta custos para o município" e o executivo municipal deliberou já, "por unanimidade, que o arranque das obras tenha efeito imediato", frisou.

Para este responsável, esta variante da Zona Industrial de Mogadouro ao IC5 "é a obra mais estruturante dos últimos 20 anos no concelho".

"Esta era uma pretensão antiga dos anteriores executivos municipais, para ligar o perímetro industrial a uma via estruturante, a fim de retirar o trânsito de veículos pesados do centro da vila, situação que atualmente acarreta condicionalismos e perigos em bairros residenciais", enfatizou.

A nova variante vai ligar a Zona Industrial de Mogadouro ao IC5 e nela vão ser investidos cerca de 620 mil euros e as obras devem reiniciar-se em julho.
Lusa



PARTILHAR:

Faurecia com mais 400 postos de trabalho até 2018

2,5 milhões para melhorar habitação de desfavorecidas