Várias estradas cortadas, inundações, quedas de árvores e acidentes rodoviários foram registados hoje e na quinta-feira em várias regiões do país devido à queda de neve, chuva e vento forte, segundo a proteção civil, PSP e GNR.

Uma fonte da GNR disse hoje à agência Lusa que há várias estradas cortadas nos distritos de Vila Real, Porto e Bragança devido à queda intensa de neve.
"Temos várias estradas cortadas, mas no que diz respeito a Autoestrada 24 (A24), que esteve intransitável, já foi reaberta. Temos também a Estrada Nacional 5, cortada junto a Amarante também devido à neve", disse.

Em Bragança, de acordo com o município, verificou-se, nas últimas horas, a queda de neve nalgumas zonas do concelho, nomeadamente nas Serras de Montesinho e da Nogueira. De imediato, foram acionados os meios municipais de proteção civil necessários para assegurar a normal circulação de viaturas. Neste momento todos as estradas do Concelho estão transitáveis, embora a Estrada Nacional 206, na zona da Serra de Nogueira e a Estrada Municipal 1026, na zona da serra de Montesinho mereçam especial atenção", avisou a edilidade, através da sua página oficial do facebook.

Os limpa-neves procedem à limpeza da via, enquanto, até ao momento, não houve acidentes graves a registar. Pequenos toques ou despistes, mas sem vítimas.

A neve começou, também, a cair ao início da tarde nos concelhos mais a norte do distrito de Vila Real, o que levou as escolas a fecharem mais cedo em Montalegre e Boticas, para um regresso em segurança dos alunos a casa.

As equipas da Proteção Civil estão no terreno a proceder à limpeza das vias e a espalhar sal-gema pelas estradas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos de Portugal continental sob 'Aviso Laranja' devido à queda de neve e de chuva.

Estão sob 'Aviso Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga.

ESCOLAS FECHADAS

As escolas da vila de Montalegre vão estar fechadas hoje devido à dificuldade de circulação dos transportes escolares provocada pela intensa queda de neve, disse fonte da autarquia.

Sem aulas vão ficar cerca de 500 alunos do centro escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, no distrito de Vila Real.

David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela proteção civil, disse à agência Lusa que, durante a noite, o peso da neve provocou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas, bem como linhas de eletricidade e de telefone, pelo que há localidades sem luz

As equipas da proteção civil estão no terreno a limpar as principais estradas do concelho, mas há dificuldades nos acessos e no interior de muitas aldeias.

O responsável referiu que "nevou muito" e que de "madrugada chegou a haver um metro de neve em cima de árvores".

A situação mais problemática verifica-se nas aldeias do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) até à Serra do Larouco.

Também em Vila Pouca de Aguiar, os alunos das aldeias mais altas do concelho, nas zonas de Jales e do Alvão, não vão hoje às aulas por não estarem reunidas as condições de segurança para a passagem dos transportes escolares.

O responsável pela proteção civil municipal, João Fontes, referiu que os limpa-neves estão no terreno a proceder à limpeza das vias e que, durante a noite, se verificou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas e também de cabos de eletricidade.

No distrito de Vila Real, a neve obrigou ao corte da Estrada Nacional 15 (EN15), na zona da serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, e há problemas na circulação no Itinerário Principal 4 (IP4), no alto de Espinho, devido à queda de dois cabos de média tensão para a via.
Foto. Gabriel Pereira

O troço do IP4 que atravessa a serra do Marão era um dos mais problemáticos do distrito quando nevava, uma situação que foi colmatada com a entrada em funcionamento da Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão, que é agora a principal opção dos condutores para a circulação nesta zona.



PARTILHAR:

Ministro da Ciência e do Ensino Superior no dia 25

A24 cortada entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar devido à neve