No nordeste transmontano a primavera chega mais cedo. As festas da amendoeira em flor já animam Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Vila Nova de Foz Coa, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

Em Figueira de Castelo Rodrigo e Mogadouro, em Vila Nova de Foz CÎa e Vila Flor, em Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, já estão a decorrer as Festas da Amendoeira em Flor.

Os municípios desdobram-se em iniciativas exposições, mercados com sabores da terra, caminhadas, circuitos de BTT para celebrar a primavera que, na Terra Quente Transmontana, chega sempre antes do tempo, graças à existência de um microclima mediterrânico.

Por estes dias, já as flores das amendoeiras começam a pintar de branco e rosa a paisagem, num espetáculo que está \"em cena\" até pelo menos meados de março e que pode ser apreciado a partir das estradas e miradouros da região, como o do Penedo Durão (Freixo de Espada à Cinta) ou o do Alto da Sapinha (Castelo Rodrigo).

O carro permite sempre outra liberdade para descobrir as melhores vistas, mas a CP volta a organizar a Rota das Amendoeiras. Nos próximos sábados, 9 e 16 março, disponibiliza um comboio especial com partida de Campanhã e destino ao Pocinho ou Freixo de Numão, que articula com três circuitos rodoviários à escolha.

Os visitantes podem optar por três rotas diferentes, no Nordeste Transmontano e na Beira Interior. A rota \"A\" passa por Foz Coa, Castelo Rodrigo, Barca d Alva, Penedo Durão e Freixo de Espada à Cinta; a \"B\" por Penedono, Trancoso, Marialva, Meda, Longroiva e Foz Coa e a \"C\" leva-os às melhores paisagens de Alfândega da Fé, Cerejais, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Os preços variam entre os 34 e os 36 euros, sendo de 19 euros para crianças entre os cinco e os 12 anos.



PARTILHAR:

«Suspensão preventiva»

«Subsídio de interioridade