O município de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, programou um novo evento para animar o verão ao toque de instrumentos como tambores, bombos, pandeiretas ou castanholas, divulgou hoje a autarquia.

A Festa da Percussão é novidade anunciada para o último fim de semana de julho com performances de rua, exposição, projeção de documentários em locais improváveis, animação de rua, concertos e uma parada.

O nome da festa ”Tum Tá Tum Tum” resulta do som produzido por este tipo de instrumentos e a autarquia pretende que se torne num “evento cultural diferenciador e capaz de projetar o nome de Carrazeda de Ansiães como destino cultural”.

O município revela, em comunicado, que o evento promove a 29 e 30 de julho, “uma série de iniciativas diversificadas centradas na percussão, dinamizadoras de estruturas e espaços da vila e motivadoras de interação e intervenção da comunidade”.

“Conta com uma programação forte quer do ponto de vista visual, quer participativo da população, quer mesmo na diferença tímbrica dos instrumentos destacados”, destaca.

A animação de rua e de palco está a cargo de sete grupos portugueses e estrangeiros, nomeadamente os Zíngaros de Carrazeda de Ansiães, os Equipa Espiral de Braga, ou os espanhóis Latexo Percussión e os Traspés da Galiza.

No primeiro dia marcam presença os Be-Dom, que “usam latas, bidões, garrafas e tudo o que se possa lembrar para produzir música, um sexteto que faz da sustentabilidade uma bandeira a transportar”, segundo a organização.

No segundo dia, sobem ao palco os AfroAndaluz, um projeto musical que resgata e atualiza as raízes africanas das culturas da Península e Latino América.

Do programa da festa constam salas documentário, que “vão ser criadas em espaços alternativos, nomeadamente cafés, restaurantes, mercearias, onde se perspetiva a exibição contínua de documentários com a temática percussão”.

Está ainda previsto um ‘workshop’, com o baterista Rui Rodrigues, cofundador de vários projetos musicais, atual diretor artístico da Associação Bombos com Alma e autor do Manual de Percussão Tradicional - Grau I Minho. C

A festa “Tum Tá Tum Tum” é uma das atividades que integra o programa do verão em Carrazeda de Ansiães, depois da pandemia de covid-19, e que contempla atividades para as crianças do concelho transmontano, festa da juventude, uma caminhada noturna, e mostra de produtos locais na rua.



PARTILHAR:

Inauguração da Época Balnear na Praia Fluvial da Congida

Pinhão (47°C) e é um novo extremo para o mês de julho em Portugal