Cinquenta e quatro portugueses que vivem no Brasil inscreveram-se para a primeira edição deste ano do «Portugal no Coração», um programa que proporciona aos imigrantes idosos sem recursos uma viagem a Portugal, foi hoje anunciado.
De acordo com o conselheiro social da Embaixada de Portugal no Brasil, Joaquim do Rosário, os 54 candidatos que vivem no Brasil residem nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.
Entre os candidatos está um idoso de 89 anos e que há 56 anos que não vem a Portugal.
Segundo a Embaixada de Portugal, dos 54 idosos vão ser seleccionados quatro a cinco emigrantes para visitarem Portugal em Maio, quando se realiza a primeira edição de 2005 do \"Portugal no Coração\".
No total, o programa vai abranger 40 emigrantes idosos espalhados por todo o mundo.
Criado em 1996 pela secretaria de Estado das Comunidades, o programa \"Portugal no Coração\" já trouxe ao país 453 emigrantes.
O programa é composto por uma viagem a Portugal - no regime de pensão completa com a duração de cerca de duas semanas - e regresso ao país de residência e por um programa turístico e cultural.
O \"Portugal no Coração\" realiza-se anualmente nos meses de Maio e Outubro e aos participantes é atribuído ainda, a título de \"dinheiro de bolso\", um montante correspondente a metade do salário mínimo (cerca de 370 euros).
Dos 453 idosos que beneficiaram do programa a maioria reside em países da América latina, nomeadamente no Brasil e na Argentina.
As candidaturas ao programa têm de ser apresentadas nos consulados de Portugal até ao dia 01 de Março e 28 de Junho de cada ano, respectivamente para as edições de Maio e Outubro.
A pré-selecção dos candidatos é efectuada pela Embaixada de Portugal no país de residência, com a colaboração dos postos consulares.
A selecção final é da responsabilidade do secretário de Estado das Comunidades.