O vice-presidente da Câmara de Boticas, Guilherme Pires, é o cabeça de lista do PSD a este município do distrito de Vila Real nas eleições autárquicas deste ano, confirmou hoje o próprio.
“Este é um momento de grande orgulho e responsabilidade para mim e estou muito animado com a oportunidade de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso concelho”, escreveu Guilherme Pires nas redes sociais.
O atual presidente, o social-democrata Fernando Queiroga, cumpre o terceiro mandato e não se pode recandidatar ao cargo.
A candidatura de Guilherme Pires, 58 anos, foi aprovada pela Comissão Política Distrital de Vila Real do PSD.
Vice-presidente da Câmara de Boticas desde 2013, o agora cabeça de lista pelo PSD é advogado de profissão, foi presidente da Junta de Freguesia de Boticas (2009-2013), foi vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas (1997 a 2004) e presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Boticas (de 2009 a 2013).
Desde as primeiras eleições livres em Portugal que o PSD ganha neste município. No concelho houve três presidentes após o 25 de Abril, incluindo o atual, Fernando Queiroga.
A candidatura de Guilherme Pires é a primeira anunciada no concelho de Boticas.
Em 2021, o partido social-democrata ganhou as eleições com 2.958 votos (73,55%) e elegeu quatro mandatos, enquanto a lista independente conseguiu 643 votos (15,99%) e um mandato.
As autárquicas 2025 devem acontecer em setembro ou outubro.