O presidente da Câmara de Vila Flor, Fernando Barros, afirmou hoje que espera a reabertura da estação local dos CTT, mas vai manter a ação judicial desencadeada há meio ano para esse fim.

O município transmontano foi um dos 33 por todo o país onde os CTT encerraram as estações oficiais e entregaram os serviços a privados, o que levou esta Câmara do distrito de Bragança a avançar com um processo judicial para reverter o fecho concretizado na véspera do Natal de 2018.

O autarca local congratulou-se hoje com o anúncio do novo presidente dos CTT, João Bento, de que, não só não pretende encerrar mais estações, como também está prevista a reabertura de algumas que encerraram.

Fernando Barros espera que “em Vila Flor seja reaberta a estação que foi encerrada”, mas afirmou à Lusa que não vai abdicar da ação judicial em curso no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela.

“Os CTT já mostraram intenção de falar comigo. Espero que se concretize a reversão do encerramento e que se acabe de uma vez por todas com a polémica de queixas em Vila Flor”, indicou, referindo-se ao alegado descontentamento da população desde que o serviço passou para um estabelecimento comercial local.

Segundo o autarca, “a solução foi má e obrigou a Câmara a criar um espaço mais central”, no balcão único de atendimento que está em obra e que Fernando Barros espera agora que “não seja necessário que os CTT ocupem o espaço que lhe estava destinado”.

“Se efetivamente os CTT concretizarem esta posição de reabrir, eu aplaudo. Mudar de estratégia é bom, é sinal de que se corrige o que está mal”, afirmou.

Fernando Barros disse ainda que a posição assumida pelo presidente dos CTT não foi para ele “uma novidade”, já que o próprio ministro (da tutela) lhe tinha “dito há um mês que a intenção era reabrir as estações dos correios encerradas”.

O presidente da Comissão Executiva dos CTT, João Bento, afirmou na quarta-feira, no parlamento, que a empresa não vai encerrar mais lojas e vai reabrir algumas.

"A minha primeira prioridade é a aproximação dos CTT aos nossos clientes e os nossos clientes são o povo português", começou por referir João Bento para sublinhar que "está decidido que não vai haver mais encerramentos lojas".

A par da decisão de acabar com novos encerramentos, que abrangeria mais do que as 15 situações assinaladas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o presidente da Comissão Executiva dos CTT explicou que a empresa vai iniciar um processo de reabertura de estações e que os dois primeiros casos serão anunciados dentro de algumas semanas.

Em causa, neste processo de reabertura que será "gradual", estão "os concelhos que deixaram de ter estações de Correios e que vão voltar a ter".

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

CIM-TTM aprovou o Plano Operacional de Transportes Públicos

Apoio a associações garante meia centena de eventos culturais em Bragança