A Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), sediada em Vila Pouca de Aguiar, está a apostar na promoção e divulgação nacional e internacional deste setor que representa 731 empregos no distrito de Vila Real.

Em Vila Pouca de Aguiar decorre até segunda-feira a Expogranito e, em setembro, os empresários do granito desta região viajam até Verona, Itália, para participar na Marmomac, uma das maiores feiras mundiais do setor da pedra natural.

Depois de uns anos negros, verificados principalmente entre 2009 e 2012, as exportações de granito têm registado crescimentos.

Mauro Gonçalves, presidente da AIGRA, afirmou hoje à agência Lusa que, no primeiro trimestre deste ano, as exportações “do setor da rocha ornamental registaram um crescimento de 16% relativamente ao período homólogo de 2018”.

Os principais compradores são a França, onde decorrem atualmente muitas obras de regeneração urbana, ainda a China, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América (EUA).

Segundo Mauro Gonçalves, o volume de negócios decorrente da exportação de rochas ornamentais ronda "os 500 milhões de euros a nível nacional", enquanto no distrito de Vila Real é de "cerca de 15 milhões de euros".

De acordo com o responsável, a nível distrital há 731 pessoas a trabalhar no setor, dispersas por 61 pedreiras “devidamente licenciadas”, as quais estão “enquadradas numa área cativa de cerca de 26 quilómetros quadrados”.

“Vila Pouca de Aguiar é um fornecedor de granito a nível mundial, sendo que a matéria-prima mais exportada é o granito de Pedras Salgadas e o amarelo real”, referiu Mauro Gonçalves.

E é, precisamente, para divulgar e promover o granito, que a AIGRA, em colaboração com a Câmara de Vila Pouca de Aguiar, está a realizar a Expogranito, que conta com a participação de 10 expositores e tem como ponto alto o arrastão de uma pedra de 11 toneladas, que decorre no sábado.

Segundo a organização, este é um "regresso às origens para homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era à força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas, muros ou monumentos.

A iniciativa envolve centenas de pessoas das freguesias das aldeias do concelho e a pedra de 11 toneladas vai ser arrastada numa distância de 100 metros.

Depois, entre 25 e 28 de setembro, uma missão empresarial da região vai estar, pela primeira vez, em Verena.

No ano passado, segundo Mauro Gonçalves, a Marmomac contou com a participação de 1.650 empresas e 70 mil visitantes.

“Portugal foi o terceiro maior representante nessa feira. A dimensão de Portugal no mundo, em termos de rocha ornamental, é interessantíssima”, frisou.

Esta missão empresarial a Itália realiza-se no âmbito de uma candidatura de 100 mil euros com vista à internacionalização do setor.

“A Câmara Municipal apoia a estratégia da direção da AIGRA e foi nesse sentido que a autarquia apoiou com cerca de 50 mil euros”, afirmou o presidente do município Alberto Machado.



PARTILHAR:

Centro hospitalar sediado em Vila Real investe 15ME até 2020

Armas e munições apreendidas a suspeito de violência doméstica