A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje a criação de uma incubadora florestal para apoiar a instalação de novas empresas e negócios e contribuir para a valorização da floresta e os seus produtos no concelho.

Gerida pela Associação Empresarial do Corgo (AE Corgo), a incubadora "Forest Innovation Center" (Centro de inovação florestal) tem por finalidade "apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento sustentado de ideias de negócio".

O diretor executivo da AE Corgo, Francisco Violante, disse à agência Lusa que esta iniciativa visa "contribuir para a valorização da floresta e dos seus produtos no concelho de Vila Pouca de Aguiar".

"Assim como a captura sustentável de valor da natureza, através do apoio à instalação de novas empresas, dando-lhes condições técnicas e físicas, bem como o acesso privilegiado a um conjunto de entidades parceiras, proporcionando desta forma, às entidades incubadas, a inserção num contexto empresarial", acrescentou.

Nesta incubadora, instalada no parque florestal desta vila do distrito de Vila Real, os empreendedores podem usufruir de um espaço a "um custo reduzido" com "as condições necessárias para o exercício da sua atividade (mobiliário, água, luz, comunicações, internet, entre outras) nos primeiros meses de atividade".

A associação faculta ainda informação empresarial de interesse às empresas instaladas, apoio no desenvolvimento de ideias de negócio e o encaminhamento para outras entidades.

Segundo Francisco Violante, já estão duas empresas instaladas naquele espaço, onde também se encontra a decorrer um curso de técnico de cozinha/pastelaria desenvolvido em parceria com o agrupamento de escolas e a câmara municipal.

O edifício possui quatro escritórios individualizados e uma sala que funciona em "open space" (espaço aberto), com capacidade para albergar até 16 empresas.

A incubadora florestal tem uma sala multiúsos onde são desenvolvidos "workshops" de empreendedorismo, apresentação de projetos de interesse para as empresas locais, entre outros eventos empresariais.



PARTILHAR:

Moeda de 2,50 euros dedicada aos Caretos de Trás-os-Montes

Criança de cinco anos com ferimentos graves devido a atropelamento