A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje um investimento de um milhão de euros num projeto de "eficiência energética" que vai substituir a iluminação nas infraestruturas públicas e reduzir em dois terços a fatura de eletricidade.

O projeto de eficiência energética inclui a substituição das lâmpadas dos edifícios municipais e da via pública por iluminação LED, tanto em Vila Pouca com nas Pedras Salgadas.

A autarquia referiu, em comunicado, que atualmente paga cerca de 45 mil euros por mês em iluminação pública.

Nesse sentido, acrescentou, a substituição de cerca de mil lamparinas em Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, que vai custar cerca de duzentos mil euros, irá permitir uma redução significativa na fatura da autarquia que nas duas vilas é atualmente de cerca de dez mil euros por mês.

Os restantes 800 mil euros serão aplicados nos edifícios públicos deste município do distrito de Vila Real.

O projeto é comparticipado pelo programa comunitário Norte 2020 e irá permitir uma redução entre 60 a 70% da fatura energética municipal.

Na sede de concelho, foi recentemente substituída a iluminação pública com a introdução LED no parque florestal através de 30 luminárias, na mata da Carvalhada com 35 lamparinas e na praça João Paulo II com 60 projetores.

A autarquia referiu que, neste espaço, por exemplo, a fatura mensal da autarquia passou de mil para trezentos euros por mês.

Já em vigor está um protocolo entre o município e a EDP Distribuição para as luminárias rurais e que já levou a que a aldeia de Outeiro esteja praticamente toda alumiada a LED com a recente introdução de 48 luminárias.



PARTILHAR:

Miranda do Douro reclama reabertura do Centro de Saúde

Um morto e três feridos num acidente na N218 em Outeiro