A Câmara de Vila Real lançou uma aplicação móvel e gratuita para se aproximar dos cidadãos e que divulga o património, a agenda cultural, permite adquirir bilhetes e também recebe sugestões e alertas.
Se, por exemplo, um cidadão quiser denunciar um buraco na estrada, um muro caído ou qualquer outro problema ou dificuldade pode tirar uma fotografia e colocar diretamente na "app" com uma descrição da situação.
O presidente da autarquia, Rui Santos, afirmou hoje que esta aplicação permite à população local e aos visitantes "um acesso facilitado" a várias informações municipais.
Desde as notícias do concelho, à agenda cultural da câmara e do teatro municipal, possibilitando também a aquisição online do bilhete.
Permite ainda a visualização de vídeos, fotografias e até informa das condições meteorológicas previstas para o concelho.
Na aplicação, está ainda disponível informação sobre os pontos de interesse de Vila Real, ou seja, de monumentos como o Palácio de Mateus, o Santuário de Panóias, os museus, o centro de ciência viva, o jardim botânico na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ou o mercado municipal.
Dá ainda indicações de como chegar a estes locais e outras informações relevantes.
"Esta aplicação é assim útil quer para aqueles que vivem o seu dia-a-dia em Vila Real, quer para aqueles que nos visitam e querem conhecer", afirmou Rui Santos.
Para já está só disponível em português, mas está a ser desenvolvida uma versão em inglês, que possa vir a ser utilizada pelos turistas estrangeiros.
A aplicação, acessível para smartphones e tabletes, foi desenvolvida pelo próprio município, não representando um custo acrescido.