A Câmara de Vila Real anunciou hoje uma redução dos passes nos transportes urbanos de 28,20 para 20 euros, através do financiamento atribuído pelo Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART).

A medida vai também abranger os passes escolares, com "uma redução de 50%” para os estudantes do concelho não abrangidos pela gratuidade do transporte, disse o presidente da autarquia, Rui Santos (PS).

“A ideia é implementar esta medida o mais depressa possível, mal seja possível operacionalizá-la. O ideal era que fosse a partir de 01 ou 02 de abril, estamos a tentar com os operadores agilizar o processo”, afirmou o autarca, que falava após uma reunião de câmara descentralizada, realizada na freguesia da Campeã.

A oposição PSD votou a favor desta medida, que implementa uma redução de oito euros no custo do passe mensal nos transportes públicos urbanos.

“Efetivamente é, de alguma maneira, uma compensação e uma forma de os vila-realenses terem alguma recuperação financeira por força da redução do valor do passe”, afirmou o vereador do PSD, António Carvalho.

No entanto, para o vereador do PSD, “a medida devia ser alargada a todo o concelho e não abranger apenas o centro da cidade e arredores, por onde circulam os transportes públicos urbanos”.

Rui Santos disse que o município está disponível para alargar os descontos nos passes gerais ao resto do concelho, mas explicou que, neste momento, “não há um histórico que permita apurar o impacto económico-financeiro”.

“Em breve, vamos ter novidades na organização dos transportes públicos em todo o concelho de Vila Real. Estamos a agilizar e a compatibilizar a nossa proposta com a Comunidade Intermunicipal do Douro e aí, provavelmente, conseguiremos alargar a todos os passes”, disse.

Os transportes públicos mais acessíveis resultam do novo programa de financiamento do Governo, intitulado Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) e integrado no Fundo Ambiental.

Segundo Rui Santos, o municipal de Vila Real vai usufruir de um “financiamento de 136 mil euros”.

O autarca considerou que “qualquer redução é positiva”, mas lamentou que o valor aplicado não seja igual em todo o lado, já que em Lisboa “é três vezes superior” e no Porto “é o dobro”.

“Entendendo nós a complexidade dos transportes urbanos em Lisboa e Porto, julgo que também deviam olhar para a especificidade dos transportes urbanos em territórios de baixa densidade e isso não está refletido, não foi suficientemente ponderado e consideramos que os territórios de baixa densidade foram prejudicados”, frisou.

  A Câmara de Vila Real aplica cerca de um milhão de euros por ano nos transportes escolares e urbanos.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Bragança e Vila Real celebram o Teatro com o Festival Vinte e Sete

Homem de 61 anos morre em Algoso em acidente com trator agrícola