Uma centena de populares de Vila Verde da Raia, Chaves, impediu ontem os trabalhos na obra da A24 para protestar contra a construção de um viaduto que dividiu a aldeia e reivindicar acessos alternativos aos terrenos agrícolas.

Os habitantes de Vila Verde da Raia cortaram ainda, por alguns minutos, o trânsito na EN 103-5, que liga Chaves à fronteira com Espanha, e colocaram um rebanho de ovelhas a \"circular\" nesta estrada para mostrar a falta de acessos aos terrenos agrícolas.

Manuel Ferreira, secretário da Junta de Freguesia de Vila Verde da Raia, referiu que os populares estão contra um viaduto \"gigantesco\" que foi construído, no âmbito das obras da A24 (antigo IP3), para transpor a estrada nacional, mas que \"está a dividir a aldeia e a tapar algumas casas\".

\"Parece um autêntico muro de Berlim que, ainda por cima, não foi construído segundo o projecto inicial que nos foi apresentado\", salientou. Segundo este responsável, os manifestantes queixam-se ainda de que o viaduto tapou os acessos aos terrenos agrícolas, o que obriga as pessoas a andar mais dois quilómetros e circular pela Estrada Nacional com as carroças e tractores. \"Este trajecto torna-se mais perigoso para os peões e animais, pelo queremos que nos construam um terreno alternativo\", frisou.

Os manifestantes prometem continuar com os protestos e garantiram que, a partir de segunda-feira, vão impedir a circulação na EN 103-5.



PARTILHAR:

8 de Maio de 2005 - Podence

«Conhece bem os cantos à casa»