Começou ontem, na já conhecida aldeia de Vilar de Perdizes, no concelho de Montalegre, a XVII edição do Congresso de Medicina Popular, uma iniciativa associada ao mediático padre António Fontes.

Até domingo, dia do encerramento, estão prometidas as mais diversas comunicações ligadas à medicina popular e não só. O programa promete de tudo um pouco, a avaliar por temas tão sugestivos como este: "Bruxas e bruxedos".
A abertura oficial do evento, às 21.30 horas, está a cargo do vereador da Cultura da Câmara, Orlando Alves. A encerrar o primeiro dia de congresso terá lugar uma actuação do racho folclórico de Vilar de Perdizes.
Nos restantes dias, os trabalhos iniciar-se-ão a partir das 15 horas, ao contrário das edições anteriores, em que as actividades começavam logo pela manhã.
Depois de amanhã, terá lugar a tradicional queimada, a preparação de uma mistela à base de álcool, que, segundo uma vasta ladainha que o padre Fontes "reza" enquanto a prepara, serve para expurgar do corpo todo o tipo de maleitas, deste e do outro mundo.

O encerramento e a apresentação das conclusões do congresso está previsto para as 13 horas de domingo, seguindo-se um piquenique num recinto religioso dedicado à Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Vilar de Perdizes.



PARTILHAR:

Férias de Vinhais em exposição

Desde 1998