O Museu Rural de Vilarinho da Castanheira, em Carrazeda de Ansiães, ruiu há dois anos e meio e ainda não se sabe quem foi o culpado. Entretanto, as obras de adaptação e ampliação de um edifício antigo já foram retomadas.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) foi o responsável pela investigação do incidente. Embora com algum atraso entregou um relatório à Câmara de Carrazeda, que, por sua vez, o endossou para um advogado de modo a que este possa apurar as reais culpas, processo que ainda não foi concluído.

Recorde-se que a estrutura anexa ao edifício recuperado na freguesia de Vilarinho da Castanheira para acolher o museu desabou em Dezembro de 2005, supostamente porque as paredes de granito não aguentaram com o peso da placa em betão armado. Apesar dos danos na construção, ninguém ficou ferido, pois o incidente deu-se horas antes de os trabalhadores entrarem ao serviço.

Enquanto aguarda o desfecho deste caso, a Câmara já reatou a obra que agora deverá custar bem mais que os 250 mil euros previstos inicialmente, embora o presidente da Câmara, Eugénio de Castro, não tenha especificado em quanto orçarão os trabalhos adicionais. \"O ritmo com que estão a decorrer os trabalhos não me faz acreditar que seja possível concluí-lo este ano\", perspectiva o edil, pelo que também não aponta data para o conclusão da obra.

O Museu Rural destina-se a acolher um conjunto de artefactos ligados à actividade rural do concelho de Carrazeda.



PARTILHAR:

Suspeita de vários assaltos

Café Encontro, em Sendim