A Assembleia Municipal de Vimioso, no distrito de Bragança, aprovou hoje por unanimidade um orçamento de mais de 13,4 milhões de euros para 2025, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.
“O orçamento para 2025 referente ao município de Vimioso é de 13.467.337,00 euros, o qual foi aprovado na Assembleia Municipal, por unanimidade, e contempla várias ações no campo das obras públicas, habitação, educação e ação social, entre outros temas, explicou António Santos.
Na área da educação destaca-se o pagamento das propinas dos alunos do ensino superior e alojamento para os jovens que estudam em Bragança que conta.
Das obras programadas e contempladas neste orçamento para 2025, no concelho de Vimioso, o destaque vai para a melhoria dos arruamentos na sede concelho, com uma dotação de meio milhão de euros
Para a construção de 15 novas habitações sociais, preveem cerca de dois milhões de euros. Também para a construção de centros comunitários, que possam prestar cuidados primários a quem precisa em aldeias onde não há lares para idosos, está previsto um investimento de 500 mil euros.
No campo fiscal, o executivo de Vimioso vai manter o IMI em 0,3% e no IRS a autarquia vai cobrar o valor máximo, ou seja 5%, montante direcionado para o combate à exclusão.
O concelho de Vimioso não cobra Derrama como forma de atrair a iniciativa empresarial.
Para João Padrão, porta-voz da bancada do PS na AMV, o orçamento hoje apresentado é similar a todos os outros anteriores e sem grandes novidades para o concelho, um orçamento em que a bancada do PS não se revê.
“Como o executivo se encontra numa situação de maioria absoluta o nosso voto não influencia a decisão final”, vincou.
João Padrão acrescentou ainda que os eleitos PS optaram por não votar contra nem abster-se apesar de o orçamento ser pouco ambicioso
“Votámos favoravelmente este orçamento, porque consideramos que é razoável para a gestão do dia-a-dia do município. Achámos também que o problema da ambição não se resolve votando contra o orçamento, mas sim alterando as linhas ideológicas e orientadoras do executivo”, disse,
Já José Ventura, eleito pelo movimento “Unidos Por Vimioso” e presidente da Junta de Freguesia desta vila, considera que o montante inscrito neste orçamento para 2025, poderia ser mais dilatado, “o que era sinal de mais investimento”.
“Votei a favor deste orçamento por considerar que estão inscritas obras importantes para o concelho”, justificou o autarca de freguesia, com assento neste órgão municipal.
O Orçamento Municipal de Vimioso também foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, que aconteceu no passado dia 29 de novembro, e onde o PSD tem quatro eleitos e o PS uma eleita.
A Assembleia Municipal de Vimioso é de maioria PSD.