O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto ixou em 123 500 a quantidade de pipas que os produtores da Região Demarcada do Douro vão poder converter em vinho do Porto na vindima de 2008.

O montante de mosto a beneficiar representa uma redução de 1500 pipas em relação ao ano passado e iguala os valores de 2006, de acordo com o Comunicado de Vindima divulgado pelo IVDP.

A redução traduz uma estratégia de \"prudência\", na medida em que as vendas de vinho do Porto caíram 8,3%, em volume, no primeiro semestre, face a igual período de 2007.

No comunicado, o próprio IVDP diz tratar-se de \"uma das maiores quebras de comercialização dos últimos anos\", apesar de sublinhar ser uma realidade partilhada pela \"generalidade das regiões vitícolas por todo o mundo\", situação que atribui à \"crise económica à escala global\" e à forte valorização do euro face às moedas de alguns mercados importantes para o vinho do Porto, prejudicando os preços.

Para justificar a estratégia prudente, o IVDP também refere que as previsões de produção apontam para uma diminuição de 13% na colheita da região. Adicionalmente, o Instituto recorda a entrada no mercado de 12 500 pipas de vinho generoso da Casa do Douro, após a vindima de 2007.

No contexto, o IVDP alerta para um \"cenário de retracção da comercialização\".



PARTILHAR:

Atendimento on-line

Cirurgia em oftalmologia