O município de Vinhais vai dar no próximo ano apoios financeiros aos lares e centros de dia do concelho para atenuar as consequências da pandemia e da guerra na Ucrânia, divulgou hoje a autarquia do distrito de Bragança.
Segundo informa em comunicado, a Câmara de Vinhais aprovou em reunião do executivo uma proposta “para que no ano de 2023 seja apoiado cada lar de idosos do concelho com 15 mil euros e cada centro de dia com 10 mil euros”.
“Com esta verba, o município pretende continuar a apoiar um setor tão importante para o concelho, seja pelas valências que estas instituições têm para ajudar a população do concelho, seja pelas centenas de postos de trabalho que são também uma mais-valia para a fixação de pessoas”, justifica a autarquia.
O município transmontano “entende que a área social é uma das mais fundamentais e vital na estratégia definida para o desenvolvimento do concelho” e por isso tem adotado medidas de apoio ao setor.
A autarquia lembra que, no âmbito das políticas de apoio que tem incrementado, “no ano de 2022 foram atribuídos mais de 100 mil euros a este setor”.
Algumas das medidas foram reforçadas durante o período da pandemia que, como sustenta o município, junto com a guerra na Ucrânia, “têm trazido graves consequências a diferentes áreas, entre as quais as instituições social.