O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) promove hoje, com o apoio do ICEP, uma prova de vinhos na embaixada de Portugal em Brasília, visando o aumento das exportações para o Brasil.

Serão apresentadas cerca de 80 marcas de vinho português, incluindo algumas novidades no mercado brasileiro, como Bago de Touriga, Quintas das Peixotas, Quinta de Brunheda, além dos vinhos do Porto Taylor+s, Graham+s e Manoel Poças Júnior.

\"O principal objectivo desta prova é credibilizar e dinamizar as exportações dos vinhos do Porto e do Douro, produzidos na mesma região, para o Brasil, que é um mercado importante pelo seu potencial de crescimento\", disse à Lusa o director do IVDP, Carlos Soares.

Tiago Soares responsável pelo sector de vinhos do ICEP, Tiago Soares, disse, por seu turno à Lusa, que o evento em Brasília, que reunirá 24 produtores portugueses representados por 13 importadores, marca uma nova fase na estratégia de divulgação do produto, anteriormente feita sempre no eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

\"Brasília torna-se também um mercado alvo pelo elevado poder de compra de sua população\", explicou Tiago Soares.

A degustação na embaixada de Portugal é dirigida a profissionais do sector.

Portugal é actualmente o terceiro maior fornecedor de vinhos para o mercado brasileiro, atrás do Chile e da Argentina e o primeiro entre os europeus.

De acordo com o ICEP, as exportações portuguesas de vinho para o Brasil nos oito primeiros meses deste ano cresceram 38,3 por cento em receitas na comparação com igual período do ano passado.

De Janeiro a Agosto de 2004, as vendas de vinho português no mercado brasileiro somaram 7,252 milhões de dólares (5,960 milhões de euros) contra 5,243 milhões de dólares (4,309 milhões de euros) registados no mesmo período de 2003.

Somente as exportações do vinho do Porto subiram 23 por cento em receitas e 37 por cento em volume, com vendas de 43 mil caixas no Brasil nos primeiros oito meses deste ano, o equivalente a 516 mil garrafas.

Em todo o ano passado, foram vendidas aos brasileiros 58,4 mil caixas de vinho do Porto.

O ICEP acredita que as vendas globais de vinhos portugueses no Brasil este ano sejam pelo menos 15 por cento superiores às registadas no ano passado.



PARTILHAR:

Encerramento de consulados portugueses

Prova de vinhos portugueses em Brasília visa aumentar exportações