A PSP de Vila Real anunciou esta quarta-feira a detenção de um jovem de 16 anos suspeito da tentativa de homicídio do seu pai com uma faca de cozinha, no âmbito de uma investigação de violência doméstica.
A detenção foi efectuada terça-feira, fora de flagrante delito, por polícias da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) e ocorreu no âmbito de um processo de violência doméstica que já estava em investigação nesta polícia.
A PSP cumpriu um mandado de detenção emitido pelo Ministério Público.
O jovem, de 16 anos de idade, natural do Brasil e residente em Vila Real, é suspeito da prática do crime de homicídio qualificado na forma tentada, cuja vítima é o seu próprio progenitor.
Segundo a PSP, o rapaz exercia violência psicológica sobre o seu progenitor e ameaçava-o de morte.
Durante um desses episódios de violência o detido terá tentado esfaquear o seu pai com uma faca de cozinha, obrigando-o a proteger-se com uma almofada para não ser atingido.
O Tribunal Judicial de Vila Real aplicou esta quarta-feira ao jovem o Termo de Identidade e Residência (TIR) e determinou que seja sujeito a tratamento psiquiátrico adequado.
No âmbito de um outro processo de investigação de tráfico de produtos estupefacientes e substâncias psicotrópica, agentes da EIC identificaram também um indivíduo e apreenderam 10 doses de heroína, bem como 60 euros que se suspeita que sejam provenientes da actividade ilícita.
Nesta segunda-feira, a PSP concluiu a operação \"Festas Seguras 2011\", período durante o qual realizou 13 operações policiais nas cidades de Vila Real e Chaves, especialmente direccionadas para a fiscalização do trânsito de veículos e de estabelecimentos de diversão noturna.
A polícia deteve três pessoas por condução sob influência de álcool e uma outra por falta de habilitação legal para conduzir. Fiscalizou ainda 606 viaturas, fez 168 testes de alcoolemia, detetou 30 excessos de velocidade e apreendeu uma arma.