A V Meia Maratona do Douro, debates em Vila Real e Lamego sobre vinho e os seus múltiplos aspectos e um concerto gratuito do lendário guitarrista americano B. B. King, em Sabrosa, vão animar a região entre os dias 23 e 29.

O Douro e o seu património vinhateiro são o máximo denominador comum de um programa multifacetado que foi hoje apresentado no Porto e se denomina Wine Affairs - Fórum Global do Vinho.

O Wine Affairs é um encontro internacional de viticultura, enologia e mercado que terá lugar nos dias 26, 27 e 28 e pretende levar ao Douro um amplo debate sobre a indústria do vinho, organizações de mercado e turismo vitivinícola.

A organização é da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), em associação com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e a empresa de desenvolvimento enológico VINIDEAs.

O Wine Affairs tem um custo aproximado de 300 mil euros, sendo comparticipado em 70 por cento pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

\"A região precisa de se afirmar e dar a conhecer no exterior\", explicou o presidente da AETUR, António José Teixeira.

Os dois primeiros dias estão reservados para o Infowine, que reunirá em Vila Real investigadores, empresas e profissionais ligados ao setor vitivinícola com o intuito de \"conhecer e discutir os últimos avanços na área da vinha e do vinho\".

No dia 28, as atenções viram-se para Lamego e para um debate sobre a relação entre o turismo e o vinho (Wine Tourism Affairs) e outro para \"avaliar sintonias sobre os pontos de coesão ou de discussão presentes no tema em que convergem as organizações do vinho\".

Na abertura do Wine Affairs estará o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

O objetivo é \"trazer para o Douro uma discussão mundial sobre o vinho nos mais diversos aspetos\", resumiu, por sua vez, o presidente do (IVDP).

Com este fórum, a organização considera que o \"o Douro estará no centro do debate sobre o vinho e a vinha, partilhando com outras regiões produtoras de outros países a sua herança, aliando o vinho à paisagem Património da Humanidade\".

O Wine Affairs - Fórum Global \"pretende assumir-se como um encontro internacional de prestígio e referência, dedicado ao setor vitivinícola\", transformando-se numa \"referência mundial de futuro, na discussão de tudo quanto concerne ao vinho e à vinha\".

O aperitivo para o Wine Affais será já no dia 23 com a quinta meia maratona de atletismo do Douro, ao longo de um percurso entre a Barragem Bagaúste e a Régua.

O ponto final será o concerto do lendário guitarrista B. B. King, marcado para dia 29, em Sabrosa, com entrada gratuita.



PARTILHAR:

Colhido por um bulldozer

Borboleta azul