A Portugal Telecom (PT) e a Câmara de Bragança celebraram ontem um acordo que formaliza a abertura de um «call-center» na cidade, que vai criar com 184 postos de trabalho.

O serviço de informações 118 está a funcionar há pouco mais de um mês num espaço cedido pelo Mercado Municipal, onde trabalham 92 pessoas, na maioria estudantes. Segundo o director-geral da PT Contact, Rui Vicente, o serviço encontra-se em fase de consolidação e deverá estar a funcionar a 100 por cento no final do mês. \\"Não se trata de postos de trabalho quaisquer, mas de trabalho em regime de part-time de seis horas que permitem aos estudantes da cidade arranjar uma ocupação remunerada\\", frisou.

Outro dos serviços protocolizados entre a PT e a Câmara é a criação de um segundo call-center vocacionado para a prestação de informação nos quatro municípios da Terra Fria Transmontana. O projecto prevê uma estrutura tecnológica capaz de aproximar os serviços das autarquias aos munícipes. Ou seja, através do atendimento telefónico, os habitantes de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais poderão vir a obter informações acerca de licenciamentos de obras, entre outros assuntos. A localização deste segundo call-center ainda não está decidida.

Na conferência de imprensa que a empresa promoveu, e que contou com a presença do presidente da PT, Miguel Horta e Costa, foi anunciada a instalação duma rede de Internet de banda larga wireless nos principais locais de Bragança, tais como bibliotecas, hotéis, auditórios ou centros de transportes. Esta medida-plataforma vai permitir aceder à Internet ou ao e-mail em diversos espaços públicos da cidade, assumindo uma importância redobrada para os estrangeiros e emigrantes de férias na localidade. \\"Assim poderão consultar o seu e-mail ou aceder à Net através de um telemóvel ou de uma computador portátil\\", explicou o presidente da Câmara, Jorge Nunes.

Telemedicina no Hospital

A empresa de telecomunicações levou a Bragança um conjunto de directores e administradores que protagonizaram uma verdadeira operação de charme. Além da rede de ADSL oferecida ao Instituto Politécnico de Bragança e aos pólos do Instituto Piaget de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, a PT ofereceu um computador à escola do 1º ciclo de Rebordãos.

Já o Hospital Distrital foi contemplado com a plataforma Medigraf, uma solução telemática de suporte a serviços remotos de medicina, que vai aproximar a unidade de outros hospitais do País. Este serviço, 100 por cento nacional e já usado nos hospitais de Viana e Viseu, permite efectuar diagnósticos à distância, evitando a deslocação dos doentes os hospitais centrais.

Para Miguel Horta e Costa, esta acção da empresa enquadra-se numa estratégia que visa \\"levar as novas tecnologias de informação e comunicação e todo o País, reduzindo as assimetrias e contribuindo para a coesão nacional\\".



PARTILHAR:

Luso-descendente na corrida para Kiev

O julgamento prossegue