Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Xerardo Pereiro e Cebaldo de León Inawinapi, foram distinguidos pela «National Geographic Society» pela sua investigação sobre os indígenas Kuna do Panamá, anunciou hoje fonte da universidade.

Os investigadores estão inseridos no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e, desde 2003, que estão a promover um projecto de investigação sobre o turismo e as mudanças sócioculturais entre os Kuna.

A «National Geographic Society» atribuiu o prémio pela «destacada qualidade científica» da investigação em Kuna Yala, no Panamá.

Os resultados do projecto serão divulgados internacionalmente pela National Gedograpfic na sua revista (editada em cerca de 20 línguas), na sua televisão e através de palestras realizadas em várias localidades do mundo, principalmente nos Estados Unidos da América.

Segundo a fonte da UTAD, a «National Geographic Society» valorizou o projecto pela proposta de descrição e interpretação de um modelo de desenvolvimento turístico controlado e definido politicamente pelos próprios indígenas kuna.

Destacou ainda os aspectos metodológicos do trabalho, designadamente o trabalho de campo em equipa, a observação intensiva e extensiva por todo o território de Kuna Yala, San Blas.

A National Geographic considerou ainda o facto de se tratar de uma co-investigação antropológica com os próprios kuna e a reflexão crítica sobre os impactos do sistema turístico, as suas resistências e a sua alerta para a criação de modelos de turismo alternativos.



PARTILHAR:

Consulados de Portugal em New Bedford, Providence e New York não fecham

Golpe de misericórdia