Teve lugar no passado sábado e domingo no Luso-American Life Center em Lexington, Mass. e numa promoção da Luso-American Education Foundation, o VIII Congresso Luso-Americano de Língua e Cultura Portuguesa, que reuniu professores, educadores, dirigentes associativos, escritores e representantes da cultura popular portuguesa.

De salientar a presença de Graça Castanho, Conselheira para os Assuntos do Ensino de Poruguês para os EUA e Bermuda.

"Este ano, como se pode comprovar, vamos incidir os nossos trabalhos sobre as associações portuguesas, ensino do português nas escolas públicas e nas escolas comunitárias, conselheiros das Comunidades, cultura popular com incidência no folclore e filarmónicas. Esta é a nossa realidade", começou por dizer ao PT José Figueiredo, presidente da LALIS.

"Sabemos que temos uma rica história e uma cultura do outro lado do Atlântico. Mas já temos aqui raízes que devem ser valorizadas, assim como as tradições que aqui vamos mantendo", disse ao PT José Figueiredo, que além de presidente da LALIS é um activo e valioso elemento da comunidade. A sua acção tem sido alvo dos melhores elogios junto da educação escolar.

"Temos de ter bem presente o facto de já termos dado provas da nossa presença neste país. Quer nas letras, ciências, desporto e é esta realidade que queremos valorizar e transmitir aos nossos filhos como forma de dar continuidade àquilo que se tem feito", disse José Figueiredo ao PT, antes de ter sido dado início a mais um Congresso e Língua e Cultura Portuguesa e que debateu temas relacionados com a comunidade lusa residente nos EUA.

"Vamos ter duas sessões sobre o ensino de português quer sobre as escolas públicas como nas escolas portuguesas que funcionam junto das organizações.
Temos líderes de diversas organizações lusas. Temos os conselheiros das Comunidades Portuguesas. Vamos ter luso-eleitos. Vamos ter jovens de primeira geração que têm sucesso, assim como jovens universitários. É um congresso inteiramente ligado para as nossas comunidades", disse José Figueiredo, que promete a continuidade destes congressos. "Faziamos isto com a União Portuguesa Continental e agora vamos dar continuidade com a Luso-American Foundation", disse José Figueiredo.

Foi revestido do maior sucesso o XVIII Congresso Luso-Americano de Língua Portuguesa, numa promoção da Luso-American Education Foundation (Costa Leste), que teve lugar no passado fim de semana 15 e 16 de Novembro no novo edifício da sede regional da Luso-American Life, em 7 Hartwell Avenue em Lexington, Ma.

A Luso-American Education Foundation é a divisão para a Educação da Luso-American Life Insurance Society, a maior organização fraternal de descendentes de portugueses no mundo, depois da fusão com a União Portuguesa Continental dos EUA em Janeiro de 2001.

Além da Fundação a LALIS mantém para as suas actividades fraternais, duas divisões: a Portuguese Continental Union (na Costa Leste) e Luso-American Fraternal Federation (na Costa Oeste).

O Congresso abriu no sábado, 15, às 9:00 da manhã, com palavras de abertura e boas-vindas pelo presidente da Fundação Rodrigo Alvernaz, de Brentwood, Califórnia; pelo presidente da Comissão do Congresso, José Figueiredo e por Américo Madeira Bárbara, cônsul de Portugal em Boston.

Seguiram-se a intervenção dos congressistas.



PARTILHAR:

Entrevista Maria Manuela de Oliveira Jacinto em Moçambique

A 4 quilómetros Vila Flor