XXI Congresso Luso-Americano de Língua e Cultura Portuguesas

Como foi largamente anunciado teve lugar no passado fim de semana de 4 de Novembro, no LusoCentro do Bristol Community College, em Fall River, MA, o XXI Congresso Luso-Americano de Língua e Cultura Portuguesas com o patrocínio da Luso-American Education Foundation (East).

Desde a primeira hora que aplaudimos esta iniciativa da UPC- Luso-American Life Insurance Society, que por ser uma sociedade de socorros mútuos nem por isso tinha a obrigação de levar a cabo e, já são 21 as vezes, um congresso de língua e cultura portuguesas e oferecida aos seus milhares de clientes.

O XXI Congresso decorreu da melhor maneira com temas de interesse geral cujos trabalhos foram nas finais de cada apresentação muito aplaudidos, alguns mesmo com um nível acadêmico revelando o prestígio do próprio protagonista. Os trabalhos do congresso iniciaram-se com palavras breves do presidente da LAEF, Dr. José de Figueiredo e do Dr. José Francisco Costa, director do LusoCentro do BCC, Fall River, co-promotor do evento. A cônsul de Portugal em New Bewdford, Fernanda Coelho, deu as boas vindas e disse da utilidade de uma iniciativa deste gênero e a dra. Karen M. Dixon, do BCC, deu também as boas vindas e apelou para o sucesso do evento que naquela altura iria ter inicio.

O primeiro conferencista foi gente da casa, tratou-se do Professor Carlos Almeida, director adjunto do LusoCentro de Bristol, que apresentou o tema: \"A linguagem portuguesa contemporânea como reflexo de uma nova ideologia\". A literatura caboverdiana esteve em foco e foram mencionados vários dos grandes autores daquelas antigas ilhas portuguesas.

Da Califórnia, mais propriamente da universidade em Berkley, esteve no congresso a Dra. Deolinda Adão, que nos trouxe o tema \"Saudades de ter saudades\" (A expressão literária da diáspora portuguesa na Califórnia)\". Ouvida atentamente a Professora Deolinda Adão fez uma apresentação bem documentada explorando o sentimento da saudade muito comum ao ausente da terra e da família.

Com a profundidade acadêmica que lhe é reconhecida em intervenções desta natureza, o Professor Dr. Francisco C. Fagundes, Professor na Universidade de Massachusetts, Anherst, dissertou sobre \"Jorge de Sena- Discípulo de António Machado? Da heterogeneidade do ser e das figurações do \"outro\" na poesia seniana\". Fagundes é Professor naquela universidade da Califórnia onde Jorge de Sena, um dos maiores poetas portugueses leccionou e onde existe a sua biblioteca.

Depois do lanche a dra. Helena Santos Martins, directora Médica do East Cambridge Health Center e Professora de Medicina da Harvard Medical School, apresentou o tema \"O cancro do colon\". A simplicidade na explanação da doença e das suas ramificações fez com que conquistasse rapidamente a atenção dos presentes já que se trata de um dos males que mais afecta os homens num certo periodo da idade.

A Mesa Redonda é feita com a presença dos cônsules da Nova Inglaterra: Manuela Bairos, cônsul geral de Portugal em Boston, Fernanda Coelho, cônsul em New Bedford e Ricardo Cortes, cônsul de Portugal em Providence, RI. Um painel de jovens diplomatas, naturalmente com novas ideias.

A Dra. Leonor Simas-Almeida da Brown Universitry apresentou o tema: \"Cristianismo e erotismo na poesia barroca\", um tema altamente culto de interesse para os alunos universitários de historia e foi seguido de muito interesse. A outra \"Mesa Redonda\" com os estudantes luso-americanos do BCC, foi moderada pelo Dr. José Costa. Ali foi demonstrada a evolução de alguns estudantes na aprendizagem do português.

Para encerrar, procedeu-se ao lançamento da tradução em português, pelo Professor José Francisco Costa, do livro ‘Saudades’, de Francês Dabney, em colaboração com a Casa dos Açores da Nova Inglaterra.

No hall do edifício onde decorreu o Congresso, funcionou algumas exposições de pintura e artesanato, bem assim de livros de temática portuguesa alguns dos quais para venda directamente ao público.



PARTILHAR:

Projecto arranca em 2007

Bragança-Vila Real e Lisboa