Dia 8, 9 e 10 de novembro, Carrazedo de Montenegro, vila do concelho de Valpaços recebeu a XXIII edição da Feira da Castanha Judia, um dos maiores eventos da região.

Mais um ano de sucesso, numa das feiras mais marcantes da região, uma aposta ganha pela divulgação e promoção da castanha mas também pela quantidade de outos negócios onde é possível encontrar “produtos de excelência”, como o azeite, vinho, mel, enchidos, licores, artesanato, entre outros. 

Hoje, dia 10, terceiro e último dia de evento decorreu por volta das 16h00 o concurso da castanha, e posteriormente, a cerimónia de entrega dos prémios.

Um dos momentos mais altos da feira foi o corte do já tradicional bolo de castanha de 600 Kg.

Também esteve presente, hoje, no recinto da feira, a TVI a fazer a emissão do seu programa de domingo à tarde “Somos Portugal” até às 20h00, hora também do encerramento do evento. 

“Judia”: a rainha das castanhas do Montenegro

Na zona da Padrela, é uma das maiores manchas de castanheiros da europa sobretudo da variedade judia e onde muitas famílias têm na castanha a principal fonte de rendimento, representando cerca de 50 milhões de euros de volume de negócio por ano.

Todos os anos a castanha é selecionada e melhor vai para exportação sendo que grande parte da castanha do Montenegro é vendida durante a ‘CastMonte’ – Feira da Castanha de Carrazedo e do Montenegro que atrai centenas de pessoas todos os anos.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Chaves acolhe o Congresso Internacional de Termalismo

PCP recomenda fim das portagens na autoestrada 24